Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Dicas para vencer o cansaço




Viver com mais saúde e disposição é possível. Hoje em dia, é difícil achar alguém que não se queixe de cansaço. O problema é quando essa fadiga não passa.


Quase 10 milhões de brasileiros sofrem de cansaço permanente, segundo uma pesquisa da Associação Americana da Síndrome da Fadiga Crônica. E as mulheres, que costumam acumular múltiplas funções, ficam quatro vezes mais expostas a sofrer esse tipo de problema.


RISCO DE DOENÇAS


A falta de energia pode se manifestar em qualquer idade, mas costuma aumentar com o passar dos anos. "Noites maldormidas, alimentação inadequada, falta de atividade física e problemas psicológicos, como estresse, não deixam o corpo e a mente descansarem", explica o médico cardiologista Hélio Castello, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).


O resultado do cansaço acumulado é um risco maior de sofrer diabetes, hipertensão e doenças do coração. A atriz Guilhermina Guinle, a Amarilys da novela Caras & Bocas, não sofre do problema porque cuida da prevenção. "Procuro me alimentar bem e pratico exercícios ao menos três vezes por semana."Além disso, Guilhermina garante que as oito horas de sono recomendadas pelos médicos são sagradas para manter a saúde e o bom humor. Veja o que fazer para aumentar - e manter - o pique em cada etapa da vida e evite doenças crônicas


QUANDO O CANSAÇO NÃO PASSA


Tem gente que sofre demais com o cansaço. É a síndrome da fadiga crônica, uma doença que costuma se instalar após uma infecção. Por razões desconhecidas, quando a doença vai embora ficam os sintomas de indisposição, fadiga e fraqueza muscular. Para saber se você sofre desse mal, fique atenta a estes sinais:


- Dor de garganta
- Nódulos inflamados e dolorosos no pescoço
- Dores musculares
- Dor nas articulações, sem vermelhidão nem inchaço
- Dores de cabeça persistentes
- Dificuldade de memória ou concentração
- Sono que não alivia a fadiga
- Fraqueza intensa


O QUE FAZER DOS 20 AOS 39 ANOS


Saiba como evitar que o cansaço tome sua vida antes dos 40 anos


Não desconte na bebida
Você pode até aproveitar o fim de semana para tomar uma cervejinha. Porém, nunca afogue o cansaço na bebida. O excesso de álcool irá desgastar ainda mais seu organismo.


Faça do banho um ritual
Toda mulher tem o direito de se presentear com um banho relaxante. Use e abuse de óleos de lavanda e camomila, que garantem um sono tranquilo.



Respire direito
Tampe a narina direita com o polegar e inspire pela esquerda. Quando encher os pulmões, tampe a narina esquerda e solte o ar pela direita. Comece de novo, agora com a narina esquerda tampada.


Desligue a TV
Não fique até altas horas da noite vendo TV para tentar baixar a adrenalina do dia de trabalho. Assista apenas um programa e, depois, leia. Livros e revistas relaxam.



Descubra se tem anemia
A falta de glóbulos vermelhos no corpo (anemia) causa fraqueza. Previna-se comendo alimentos que são ricos em ferro: carne, ovos, derivados do leite e vegetais verde-escuros.
Evite estimulantes sem indicação médica
Não use sem prescrição médica remédios que prometem dar pique extra. Só um médico poderá te indicar qual é o medicamento certo para seu organismo.


Durma na hora certa
Nada como uma boa noite de sono para curar qualquer canseira. Tenha horário regular para dormir e acordar. Isso ajuda a recuperar o cansaço de um dia cheio.


Desligue o telefone
Quando quiser descansar, nada de manter o celular ou telefone por perto! Só atenda em caso de urgência.


Descanse durante o trabalho
Dê ao seu corpo e ao seu espírito alguns minutos de descanso a cada hora. Levante-se e ande. Estique um pouco o pescoço, os ombros e as costas. Isso vai eliminar as tensões da musculatura.


Faça uma massagem
Chame seu parceiro e aplique técnicas de massagem para um fazer no outro. Tente esta: pegue uma bolinha pequena e, com uma leve pressão, peça a ele que passe a bolinha em suas costas. Faça o mesmo nele. Tira o cansaço e ainda anima o parceiro para o sexo!


Pare com desculpas
Você vive recusando convites para sair? Pois saiba que ver amigos, caminhar, passear no shopping ou ir a uma festinha não vão fazer você ficar mais cansada! Pelo contrário: sua mente vai se distrair e o cansaço irá embora num instante!


Elimine o cansaço depois dos 40 anos


Assim como a idade, a fadiga tende a aumentar também. Fique de olho para que o cansaço não piore depois dos 40
Não fume
Fique longe do cigarro. Ele só vai tirar sua disposição e levar embora todo o seu fôlego.



Faça um checape
A partir dos 40 anos, é importante fazer uma avaliação anual para saber se o coração vai bem. "Se a mulher for obesa ou fumante, os exames devem ser antecipados para os 30 anos", afirma o cardiologista Hélio Castello.


Alongue-se
Ao se levantar da cama, alinhe os pés e mantenha a postura ereta. Contraia o abdômen, estenda os braços para o alto e entrelace os dedos. Aí, é só espreguiçar em direção ao céu.



Mexa-se!
Tire uma hora do seu dia para fazer algum tipo de exercício. Vale caminhada, hidroginástica ou qualquer outra atividade de que você goste.



Não se automedique
Nada de usar remédios para dormir sem orientação de um especialista!


Elimine pequenas luzes no quarto
A luminosidade do DVD ou da televisão ligada atrapalham seu sono.


Vá para a cama com sono
Isso evita que você fique rolando de um lado para o outro, irritada porque não consegue dormir.



Faça amor
O sexo tem a capacidade de relaxar o corpo. Uma noite de prazer às vezes é um santo remédio para aliviar o estresse do dia a dia.



Vá pra cachoeira!
"Nadar numa cachoeira me revigora. Como nem sempre isso é possível, preparo um banho de ervas relaxantes em casa e tenho momentos de descanso na banheira", sugere a atriz Maitê Proença, 51 anos.



Faça atividades em grupo
Pode ser na igreja, na rua ou no condomínio. Você pode aprender ou ensinar crochê, pintura, receitas culinárias... Monte um clube do livro ou um grupo de orações. O mais importante é manter a mente ocupada com atividades que te dão prazer.


Tome chás
Chá-verde e chá-branco são ótimos para acordar o corpo e a mente. Já erva-cidreira e camomila acalmam antes de dormir.



Dê e receba carinho
Conforto, aconchego e segurança são três necessidades básicas para o bem-estar psicológico do ser humano. Nunca perca a oportunidade de demonstrar amor e afeto por seus filhos, netos, marido, amigos, vizinhos e bichos de estimação.



Cuide dos pés
Faça um escalda-pés com ervas. Numa bacia, coloque chá de camomila ou capim-limão. Se preferir, acrescente umas bolinhas de gude para massagear os pés.



Cochile depois do almoço
Feche os olhos e concentre-se na sua respiração. Com apenas dez minutos de sono, você terá a sensação de ter descansado o suficiente.


Aceite a passagem do tempo
"É preciso aceitar com harmonia a passagem do tempo. Quando eu era mais jovem, levantava inteira da cama. Hoje, a única diferença é que meu cansaço demora um pouco mais para desaparecer", revela a atriz Glória Menezes, 75 anos.



EMAGREÇA E COMBATA O CANSAÇO EM QUALQUER IDADE

Com uma alimentação saudável e o hábito de caminhar três vezes por semana, você pode perder até 6 kg por mês



Evite a fraqueza sem cair em tentação
Pegue leve no consumo de doces. Invista em alimentos integrais, cereais, iogurtes, queijos e carnes magras, que ajudam a manter estável a glicemia. "Doces estimulam a queda de açúcar no sangue. Com isso, vem a sensação de fadiga e a vontade de comer novamente", afirma a nutricionista Dolores Moreno, mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS).


Controle os carboidratos
Alimentos como pão, milho, batata e macarrão são as principais fontes de energia de nosso organismo. Em quantidades balanceadas, garantem pique e bom humor. Em excesso, transformam-se em gordurinhas indesejadas. Ao consumi-los, opte pelas versões integrais. Além de energia, elas fornecem mais fibras, vitaminas e minerais, e também ajudam no bom funcionamento do intestino.


Alimente-se com boas fontes de bem-estar
Inclua na sua dieta leite e derivados (iogurte, coalhada, queijos), banana, abacate e frutas secas (ameixas e damasco)."Esses alimentos são ricos em triptofano, substância responsável por equilibrar os níveis de bem-estar no corpo. Eles são ótimos para melhorar o humor", explica a nutricionista Dolores Moreno.


Nada de enfrentar o sono e o cansaço na frente do pc, é hora de descansar agora que voce sabe das dicas infalíveis aqui descritas! Relaxe e descanse....

9 comentários:

  1. Olá Roberto!

    Sempre quando falamos de qualidade de vida, só de ler já traz o bem estar! É incrível como as palavras de cuidados sempre traz bem ao nosso ser e conduz nossa mente em direção da respiração, promovendo uma sequencia de percepção nos pontos em nosso próprio corpo! Parabéns pelo post, estas informações são sempre muito bem vindas!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  2. Olá meu querido amigo Roberto!
    Nossa! Com todas essas dicas fica impossível não darmos um jeito nesse cansaço, né? Te confesso que sou uma pessoa totalmente irregular e descuidada com minha saúde...snif! Tenho um ritmo totalmente contrário ao que está escrito acima. Mas, tenho fé que aprenderei (espero que não tarde demais...rsrs). Uma das saídas que busco é a massagem! Adoro e me faz um bem tão grande que me sinto "reconstruída".
    Grande beijo, meu querido!
    Jackie

    ResponderExcluir
  3. Olá meu querido amigo !!!

    Maravilhosas dicas !!!
    Adorei todas elas e já enquanto lia fiz o exercício da respiração ! Uma delícia !!
    Eu ando cansadíssima, mesmo tomando vitaminas, acho que não desligo a mente como deveria... Vou já já largar o pc e fazer o Banho ritual, bem relaxante, além de aplicar outras destas dicas incríveis !!
    Obrigada por compartilhar !
    Um abração e boa semana !

    ResponderExcluir
  4. agradeço pelas ótimas e valiosas dicas,
    vou tentar colocar em pratica e ver se vai dar certo,
    abçs e sucesso!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Hummmm voce escreveu este texto-dica para mim... como sabe o que está passando no meu corpo e na minha mente?!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Umas das coisas que posso atestar neste seu artigo é que dormir com a televisão ligada deixa a gente arrasada no dia seguinte.

    Obrigada por partilhar!

    ResponderExcluir
  7. Sim amiga, para dormir é necessário desligar a tv e um bom livro ajuda muito!
    Obrigado pelo visita!
    bjs.

    ResponderExcluir
  8. Amiga Sissym,
    Foi justamente pensando em você que fiz essa postagem! rsrsrsrs
    Vamos descansar então?
    Obrigado pela visita e comentário
    bjs.

    ResponderExcluir
  9. Olá amigos!
    Agradeço à visita de todos e merecemos um descanso com todos os rituais! Para termos qualidade de vida um descanso é fundamental, uma boa massagem, um bom livro e se desligar dos problemas
    Obrigado pelos comentários
    gde abs à todos

    ResponderExcluir

 

A Cultura na sua vida

Calcule o seu Peso Ideal

Muitas Promoções!